top of page

Editora Ática lança game educativo sobre cidadania para tablets

guardioes.jpeg

Misto de HQ com jogo, aplicativo “Guardiões da Cidadania” já está disponível gratuitamente nas versões para iOS e Android

A Editora Ática acaba de lançar o game educativo para tablets “Guardiões da Cidadania”. Disponível nas versões em iOS e Android, o aplicativo promete atuar como uma importante ferramenta de aprendizagem nas escolas, já que, além de divertir, propõe uma reflexão de ideias acerca de valores humanos, como a compaixão, o respeito e o amor ao próximo.

Primeiro game do mercado que trabalha a cidadania como temática principal, “Guardiões da Cidadania” é baseado na narrativa em quadrinhos “O Cidadão Invisível”, de Gilberto Dimenstein, lançado também pela Ática. Na obra, o leitor é apresentado a Naco e Patrícia, dois personagens do mesmo cenário urbano, mas pertencentes a realidades diferentes. Ele é um menino abandonado que vive nas ruas. Ela, uma menina de classe média que não se conforma com a desigualdade social. Ao se encontrarem, têm seus destinos transformados em uma experiência de vida surpreendente.

Com a mesma temática do livro, o aplicativo “Guardiões da Cidadania” integra recursos de animação nos moldes do jogo Super Trunfo. O objetivo do jogador é não deixar Naco tornar-se um cidadão invisível aos olhos da sociedade. Para isso, deve criar um verdadeiro embate entre o bem e o mal utilizando corretamente as cartas com personagens do livro, que explorarão atributos como ataque, defesa e estado de espírito.

“Com o lançamento do aplicativo, ‘O Cidadão Invisível’ ampliou seu convite à reflexão. Hoje, nossas bandeiras implicam em educação de qualidade para todos, com acesso universal às novas e qualificadoras tecnologias educacionais”, ressalta Ana Teresa Ralston, diretora de Tecnologia de Educação da Abril Educação.

Aproximar o jovem da história utilizando uma linguagem mais rápida e dinâmica, características presentes no HQ, era o objetivo de Gilberto Dimenstein ao escrever o livro “O Cidadão Invisível” em 2011. Com a criação do game, ele acredita que o debate de ideias poderá ser renovado. “A gameficação, quando bem utilizada, traz resultados proveitosos para o jovem cada vez mais ávido por rapidez, criatividade e carente de novas abordagens educacionais”, pondera.

O aplicativo, que já está disponível nas versões iOS e Android para tablets, pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Apple Store: https://itunes.apple.com/us/app/guardioes-da-cidadania/id847602190?mt=8

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.abril.guardioesdacidadania

Fonte: Assessoria de imprensa da Editora Ática

bottom of page