Saiba como se prevenir da gripe neste inverno
O inverno chegou e, nessa época, é comum o aumento na incidência de gripes e resfriados, prejudicando as condições de saúde e bem-estar da população. A mudança de temperatura interfere em alguns mecanismos de defesa das vias aéreas, favorecendo o aparecimento dessas doenças, mas o principal vilão é o hábito das pessoas ficarem em lugares fechados, favorecendo a disseminação dos vírus.
“Nessa época do ano é comum o aumento no número de casos de gripes e resfriados em todas as faixas etárias. Um cuidado especial deve ser dado aos grupos de maior risco para complicação da doença, que são: idosos, crianças e Imunocomprometidos”, explica o Dr. Adriano Bueno de Sá.
O vírus da gripe não tem capacidade de voar. Isto é ele precisa de um “veículo” para passar de um indivíduo a outro. Esse “veículo”, geralmente, é a secreção do trato respiratório expelida na tosse ou espirro e que leva esse vírus até a mucosa de nariz, boca ou olhos do outro indivíduo ou contamina uma superfície que, posteriormente, contamina outra pessoa. Portanto, independente da estação do ano, uma medida muito importante é sempre higienizar as mãos, com agua e sabão ou álcool em gel.
Entre as medidas preventivas para gripes e resfriados podemos citar:
1 – Hábitos que fortaleçam o sistema imunológico
a) Ter uma alimentação saudável e equilibrada
b) Fazer atividades físicas regulares
c) Ter descanso físico adequado, incluindo uma boa noite de sono
d) Evitar estresse emocional
2 – Ter um ambiente domiciliar e de trabalho adequado
a) Livre de poluentes, como o cigarro
b) Bem ventilado e ensolarado, para evitar a proliferação de fungos e ácaros
c) Com pouco ruído ambiente, para se evitar o estresse emocional
Mas caso o contágio já tenha acontecido, alguns medicamentos oferecem o alívio dos múltiplos sintomas típicos das gripes e resfriados. Se os sintomas persistirem mais que o habitual ou apresentarem uma piora durante a evolução, um médico deve ser consultado pois, em alguns casos, gripes e resfriados podem evoluir para infecções bacterianas com necessidade de antibióticos.
Fonte: Assessoria de imprensa da Multigrip.