top of page

A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil


jogos-crianca.jpg

Fundamental para o desenvolvimento infantil, o brincar é a primeira forma que as crianças encontram de se relacionar com o mundo. É por meio das brincadeiras que elas têm a oportunidade de descobrir cores, formatos, texturas e desenvolver o imaginário. Por isso, é tão importante que não só os pais como também a escola estimulem os pequenos a vivenciar diferentes tipos de brincadeiras.

Segundo a professora Fabiana Alves Araujo, “para as crianças menores, que costumam brincar sozinhas, o ideal são brincadeiras que estimulem os sentidos. Por volta dos três anos, elas começam a desenvolver os jogos simbólicos, ou seja, o ‘faz de conta’. Nesta fase, é muito natural perceber a criança imitando situações do cotidiano: brincar de casinha, fazer comida, fingir que é motorista, cabeleireiro, médico. Nesses momentos, a criança não precisa de um brinquedo propriamente dito, e é até mais interessante que ela disponha de materiais não estruturados para este fim, como caixas de papelão, potes de plástico e outros tipos de sucata. Assim, multiplicam-se as possibilidades de imaginação, favorecendo o desenvolvimento do imaginário e da criatividade”.

Dentro do contexto de brincar, Fabiana ressalta que é muito importante que todas as crianças tenham acesso a diferentes brinquedos, independente de questões de gênero. “Meninos e meninas devem ter a chance de brincar com bonecas, carrinhos, jogar bola, aprendendo, assim, com todas essas brincadeiras”, complementa a professora.

Fonte: Assessoria de imprensa do Colégio AB Sabin.

bottom of page