Saiba como prevenir as doenças respiratórias durante a primavera

Com a chegada da primavera, dias secos, instáveis, acúmulo de poeira e aumento da poluição se tornam os principais causadores de doenças respiratórias, como asma, rinite e sinusite. A pneumologista, Denise Onodera, alerta que o tempo muito seco contribui para a irritação das vias aéreas e, principalmente, dos olhos.
Além disso, a especialista destaca que, durante o período, há um aumento da desidratação das mucosas que compõem o sistema respiratório. “Quando em estado normal de hidratação, elas servem como escudo do organismo, porém, ao perder líquido, adquirem uma consistência mais gelatinosa, retendo bactérias e impurezas”, explica.
Para a prevenção dos sintomas, Denise Onodera indica a ingestão de muito líquido e alimentos leves e ricos em água em sua composição. Outra recomendação é a utilização de soluções à base de soro fisiológico ao final do dia, para limpeza dos olhos e das narinas.
Também é importante manter o ambiente bem arejado e limpo, reduzindo a quantidade de plantas, poeira e pelos de animais. Evitar o uso de carpete e tapetes nas residências e utilizar pano úmido para limpar a casa ao invés da tradicional vassoura, que joga muito poeira no ambiente, são ações que podem contribuir para diminuir a incidência de quadros alérgicos e irritativos.
Cinco dicas para evitar as doenças respiratórias:
Beba muito líquido e consuma alimentos ricos em água.
Hidrate as narinas com soro fisiológico ou água.
Utilize aparelhos umidificadores ou vaporizadores de ambiente. Caso não tenha os aparelhos, coloque bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos.
Evite carpetes e tapetes nos quartos. Em pisos lisos, utilize pano úmido para limpeza.
Evite plantas, animais e bichos de pelúcia no quarto. Fonte: Assessoria de imprensa do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.