Projeto Horta Escola transforma terrenos baldios em sustento saudável para a comunidade

Imagine o que aconteceria em uma cidade se todo terreno baldio se transformasse em horta comunitária cuidada pelos jovens e alunos das escolas de cada região? Imagine se todas as escolas fossem beneficiadas com os produtos produzidos nestes espaços e promovessem uma alimentação mais saudável para as crianças, totalmente livre de agrotóxicos? Pois esta experiência já vem sendo feita com sucesso em São José dos Campos (SP). Trata-se do Projeto Horta Escola, uma iniciativa de impacto social da ONG Instituto Alpha Lumen (IAL), que hoje atende grupos com cerca de 20 famílias.
Baseado na oferta de capacitação e também no compartilhamento de bons exemplos de educação financeira para a comunidade local, a principal intenção desse programa pioneiro é fomentar oportunidades para novos micro-produtores urbanos.
A expectativa dos alunos e voluntários do IAL, que ensinam como cuidar dessas pequenas plantações, é que esse projeto transforme todos os terrenos baldios e espaços desocupados da região.
Boa parte do que é produzido é dividido entre escolas e creches municipais próximas. O restante é comercializado pelos participantes.

Entre outros benefícios, o projeto Horta Escola também colabora para o crescimento da economia e reutilização dos espaços na cidade.
O Instituto Alpha Lumen (IAL) é uma organização não governamental especializada em atender e incentivar estudantes talentosos da rede pública do interior de São Paulo. Com duas unidades na cidade, o instituto aposta na ruptura com os métodos tradicionais de ensino e propõe um modelo adaptativo de aprendizado para os diversos campos da metodologia STEM (Science, Technology, Engineering and Math).
Além dos níveis de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, a instituição conta com diversos projetos de impacto social desenvolvidos pelos alunos, mentores e professores. Para mais informações, acesse www.alphalumen.org.br