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Especialista explica os desafios do TDAH e aponta dicas para pais e professores


Foto: Freepik.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, também conhecido como TDAH, é um distúrbio de neurodesenvolvimento que atualmente atinge cerca de 10% das crianças em idade escolar, provocando desatenção e impulsividade, o que prejudica seu rendimento em sala de aula e, consequentemente, a sua aprendizagem.


Para ajudar crianças com tal questão, a professora de pedagogia, Juliana Neves Pinheiro, alerta que o primeiro passo é diagnosticar o transtorno com precisão. “Quando avaliam o sintoma, e não a função cerebral, toda criança agitada ou dispersa é rotulada com TDAH, mas nem todos os casos são reais. Há transtornos e síndromes que possuem sintomas parecidos ou mesmo fatores psicológicos ou sociais que podem levar ao aparecimento de determinados comportamentos”, explica.


Sendo assim, a consulta médica é indispensável para confirmar o transtorno e iniciar o processo de intervenção para que se obtenha resultados positivos. “Existem vários níveis de TDAH e, para cada caso, um procedimento deve ser adotado. A psicoterapia também pode auxiliar o indivíduo a conviver com o transtorno de maneira mais saudável”, acrescenta.


A pedagoga separou dicas para professores e educadores de crianças diagnosticadas com TDAH. Confira:


• Crie um ambiente organizado e com rotina; • Fale pausadamente, olhando nos olhos e use frases curtas; • Crie estratégias de lembretes; • Subdivida as tarefas em atividades menores, com tempo menor; • Use sempre textos curtos; • Evite sobrecarregar a criança com atividades extras; • Procure cobrar o desempenho da criança, e não resultados; • Use técnicas de respiração e relaxamento para ajudá-la no autocontrole; • Elogie de forma descritiva todos os avanços da criança; • Evite comparações; • Fale dos seus sentimentos, mas evite sentimentos negativos; • Deixe claro para criança quais são as regras e limites; • Repita sempre instruções e regras, quando necessário.


Fonte: Juliana Neves Pinheiro, a professora de pedagogia.


Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

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