top of page

Educadores podem aproveitar a quarentena para ampliar seus conhecimentos e inovar em sala de aula


O Instituto Noa, por meio do programa Escolas do Bem, está incentivando os profissionais de Educação Infantil a utilizar a plataforma digital Meus Cursos Livres, para ampliar sua qualificação e buscar novos conhecimentos neste período da quarentena. A campanha começou com a divulgação de dois cursos que utilizam recursos lúdicos para ensinar conceitos de matemática às crianças em fase pré-escolar, entre 4 e 5 anos: BRINCADEIRAS INFANTIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA A profa. Patricia Romão mostra aos educadores como um jogo com bolinhas de gude, amarelinha ou mesmo pular corda podem ajudar a criança a pensar de forma lógica e ser desafiada a resolver problemas? Pois é esta prática que os profissionais vão aprender neste curso, que propõe aos educadores articular, em seu planejamento, elementos que façam uma “matemática brincante”.


CRIANÇAS NA COZINHA: DIÁLOGOS ENTRE O BRINCAR E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Cozinhar também pode se transformar numa deliciosa brincadeira para ensinar as crianças conceitos matemáticos importantes, como soma e divisão. Este é o curso ministrado pela Profa. Bianca Caiuby. Mas o aprendizado não para por aí. Este curso, com 8 horas de duração, mostra como a culinária possibilita outras aprendizagens significativas, como linguagem, ciências e até artes.



Capacitação gratuita Todos os cursos disponíveis na plataforma Meus Cursos Livres foram preparados por profissionais com grande experiência em sala de aula, mestres e doutores em educação. O objetivo desta plataforma colaborativa é que um professor ensine o outro, compartilhando saberes.


Outra vantagem é que os profissionais que atuam nas instituições de ensino que integram o programa Escolas do Bem -- tanto públicas quanto privadas -- podem se qualificar sem qualquer custo, já que o programa é financiado pelas escolas particulares. Atualmente há 11 cursos disponíveis, voltados para os profissionais da Educação Infantil.


bottom of page