top of page

Escolas de Sorocaba pedem ajuda da população na Campanha do Lacre Solidário



Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa, oferece suporte à iniciativa e já doou 10 cadeiras de rodas por meio desta campanha em Sorocaba e região


Potencializar as ações de responsabilidade social nas instituições de ensino públicas e particulares, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na ONU em nossa cidade. Com esse objetivo, nasceu o Programa Escolas do Bem, uma iniciativa inédita que mobiliza pais, educadores e toda a comunidade escolar em ações colaborativas que melhoram a vida do próximo.


Uma das mais bem-sucedidas iniciativas é a campanha do Lacre Solidário, que vai ao encontro da preocupação em preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que ajuda uma pessoa com deficiência. Isso porque, a cada 140 garrafas pet de dois litros preenchidas com lacres de alumínio, é feita a doação de uma cadeira de rodas.


A diretora da escola Aconchego dos Anjos, Rosana Albuquerque Duso, não esconde o seu entusiasmo. “Nosso posicionamento como uma Escola do Bem reafirma a nossa crença de que a formação do aluno não deve ficar restrita às salas de aula. É preciso desenvolver outras competências e habilidades socioemocionais, como empatia, solidariedade e amor ao próximo, para termos cidadãos preparados para o futuro”, explica.





Desde que o Programa Escolas do Bem começou suas ações em Sorocaba, em 2016, já foram doadas seis cadeiras de rodas na cidade e outras quatro na região.


A boa notícia é que faltam cerca de 30 garrafas para que mais uma pessoa seja beneficiada. Por isso, o Instituto Noa e a as Escolas do Bem pedem a colaboração da população para que a meta seja alcançada mais rapidamente.


Quem puder contribuir com a campanha, pode entregar os lacres dentro das garrafas pet de 2 litros nos seguintes endereços:


· Escola Aconchego dos Anjos: R. Antônio Rodrigues Sanches, 30 - Jardim Ipê, Sorocaba - Fone: 15 3227-9177

· Colégio Expande: R. Antônio Rodrigues Sanches, 147 - Jardim Ipê, Sorocaba - Fone: 15 3227-2667



Alinhamento com a ONU


Todos os projetos desenvolvidos pelas Escolas do Bem estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU que estejam diretamente relacionados à Primeira Infância: Melhoria da Nutrição, Saúde, Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Consumo Responsável, Cultura da Paz e Parceria pelas metas.


Fundadora do Instituto Noa – organização sem fins lucrativos que coordena o Programa Escolas do Bem – a jornalista Lucy de Miguel explica que todas as escolas são convidadas a se engajar em algumas ações pilares, como a Campanha do Lacre Solidário, desenvolvida em parceria com a CCR Via Oeste. Por outro lado, ela esclarece que as instituições dispõem de autonomia – mais do que isso, são encorajadas – a desenvolver seus próprios projetos, recebendo todo o suporte do Instituto Noa.


Paralelamente, Lucy destaca que todo o trabalho desenvolvido é potencializado pelo aplicativo oficial do ‘Escolas do Bem”, uma espécie de revista eletrônica que traz notícias relacionadas à Primeira Infância (de 0 a 6 anos), com temas como gestação, amamentação, saúde da criança, alimentação, importância do brincar, lancheira saudável, entre outros.


Além dos pais, há uma versão exclusiva para educadores. A aposta na capacitação de quem convive com a criança dentro da escola ou administra a unidade de ensino é um dos pilares do programa. “Acreditamos que, dessa maneira, o educador encontrará maneiras inovadoras de aprendizagem, que, por sua vez, irão compartilhar o que aprenderam com amigos, pais e pessoas próximas”, finaliza Lucy.





Sobre o Programa Escolas do Bem


Em seu quarto ano de atividade, o Programa Escolas do Bem, coordenado pelo Instituto Noa, já beneficiou cerca de 20 mil famílias em 16 cidades do estado de São Paulo, envolvendo 105 escolas públicas e privadas.


A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos adultos quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança entre 0 e 6 anos, além de aumentar o bem-estar das famílias em prol de uma sociedade melhor. Também atua no fortalecimento da gestão escolar, promovendo a capacitação dos educadores e dos gestores.


Devido à importância de se trabalhar com temas tão relevantes para o desenvolvimento social, o projeto vem expandindo sua atuação por outras cidades do Brasil. Mais informações no site www.escolasdobem.com.br.

bottom of page