top of page

Durante as férias, veja ideias simples para reforçar a conexão entre crianças e natureza

A convite da revista Tititi, diretora do Sistema Master de Ensino, a primeira Escola do Bem de Belo Horizonte (MG), fala às famílias sobre a importância do brincar ao ar livre.

Mais uma vez o programa Escolas do Bem recebeu o convite da revista Tititi para participar da edição desta semana, que traz dicas de férias para a garotada.

O destaque ficou por conta da escola Sistema Master de Ensino, de Belo Horizonte (MG). A diretora e educadora Giulliana Drumond deu dicas valiosíssimas para que os pais promovam uma reconexão das crianças com a natureza nestas férias.





Leia a matéria completa:

Julho é o mês em que, tradicionalmente, as escolas entram em recesso. E, enquanto as crianças estão em casa, muitos pais se veem diante de um dilema: como ocupar o tempo livre da garotada?

Por conta do dia a dia cada vez mais corrido, muitos responsáveis acabam optando pela solução ‘mais fácil’: permitem aos baixinhos assistirem TV ou brincar com jogos eletrônicos durante todo esse período.

Mas na contramão desse comportamento, a educadora Giulliana Drumond Pereira – proprietária do Sistema Master de Ensino, em Belo Horizonte (MG), e associada ao programa Escolas do Bem – incentiva os adultos a não apenas afastar os pequenos de frente das telas do celular ou computador, mas também a tirá-los de casa nas férias. A especialista argumenta: “brincar proporciona a sensação de felicidade e promove a construção de laços com outras crianças. Ensina a compartilhar, a ter empatia, a colaborar com o outro e a resolver problemas e desafios que surgem durante as atividades de lazer. E todos esses benefícios são potencializados quando a diversão acontece ao ar livre, impactando positivamente na saúde”.

É preciso participar

Giulliana vai além: mais do que incentivar o ato de brincar, os responsáveis devem estar juntos e acompanhá-los na brincadeira. Passar um tempo com os filhos pode ser mais divertido do que se imagina, além de ser a chance de o papai e a mamãe também relaxarem e esquecerem de seus problemas.

“Nós, adultos, devemos estimular os pequenos a sentir os cheiros, os sabores, as texturas, temperaturas… Também a andar descalços, pisar na grama, na poça de água, subir em árvores… Quando se trata de brincar na natureza, vale usar e abusar dos sentidos. Na pandemia, eles já ficaram tempo demais dentro de casa. Agora, é a hora de se reconectar com o meio ambiente. O futuro e a saúde da criança, com certeza, agradecem”.

Liberte a imaginação

Fazer isso nem é tão difícil assim. “Não são necessários muitos recursos materiais. Apenas uma boa dose de imaginação e criatividade”, pondera Giulliana, que dá algumas sugestões de brincadeiras divertidas:

Escorregar com papelão – “Aproveite aquele parque com um desnível natural do terreno e proponha essa brincadeira divertida. Se possível, escorregue junto!”.

Piquenique no parque – “Em vez de gastar dinheiro no fast food, que tal promover um lanche em família, junto à natureza, aproveitando o sol e o cheirinho de mato? É uma delícia!”

Exploração do território – “Não importa se você mora em uma grande ou pequena cidade, praia ou campo. Toda criança fica entusiasmada com propostas de explorar o território. Instigue os pequenos a passear pelas ruas, praça, parque. Busque explorar cada detalhe e crie um desafio. Por exemplo, contar quantas árvores há na rua”.

Plantar, semear, colher – “Estimule sua criança a cuidar do meio ambiente, cultivando plantas, vendo germinar uma semente e colhendo verduras numa horta.”

CONSULTORIA – GIULLIANA DRUMOND Instagram: @sistemamasterbh Site: www.escolasdobem.com.br

bottom of page